PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DISCUSSÕES INICIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Júlio Henrique Cunha Neto UNIUBE
  • Amanda Elias Castro UNIPAC

Resumo

A crescente quantidade de estudos em Educação e a vertiginosa sede por publicações de cunho científico, na sociedade atual, instigam a análise do ato de se realizar pesquisas. Desse modo, este estudo tem como objetivo discutir, aspectos iniciais, sobre o ato de ‘fazer pesquisa’, no âmbito da pós-graduação em educação, fundamentando-se em autores como Sillvio S. Gamboa, Almerindo Janela Afonso, entre outros autores. Verifica-se a necessidade de revisar e questionar, constantemente, os procedimentos e as finalidades de uma pesquisa; além disso, evidencia-se a tamanha responsabilidade que um pesquisador necessita ter ao desenvolver uma investigação científica, visando obter um trabalho relevante e de qualidade.

Biografia do Autor

Júlio Henrique Cunha Neto, UNIUBE

Doutorando em Educação na Universidade de Uberaba. Mestre em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2016). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Participa dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - GEPIDE; e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura - GEPEDUC. Têm desenvolvido estudos na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional docente e identidade docente; ensino-aprendizagem de matemática;matemática na licenciatura e na educação básica; e educação algébrica.

Amanda Elias Castro, UNIPAC

Advogada, Bacharel em Direito pela Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

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Publicado

19/09/2017