A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: OBSERVANDO PARA APRENDER

Autores

  • Vânia Sousa Silva Prudêncio Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

O presente trabalho tem como foco as vivências de estudantes do curso de durante o desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado e as dificuldades encontradas por eles no momento de aliar a teoria à prática. O texto é fruto de uma pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão de curso e tem como embasamento teórico alguns livros, artigos de revistas, textos publicados na internet de autores que abordam a temática. Além da pesquisa bibliográfica foram coletados dados por meio de um questionário respondido por alunos do quinto e sétimo períodos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Tanto as leituras realizadas quanto a análise das respostas tiveram como objetivo analisar a visão que os alunos têm do Estágio desenvolvido ao longo do curso, bem como perceber se existem pontos que precisam ser reavaliados para que o estágio atinja seus objetivos com êxito. O que se percebe é que esse é um momento crucial na formação dos alunos e é na realização destas atividades que os discentes podem ter um contato mais próximo da realidade das escolas onde irão atuar. Constata-se também que os alunos tenham consciência da importância do Estágio, mas ao mesmo tempo encontram uma série de obstáculos na realização do mesmo. O estágio supervisionado é o início da formação prática dos alunos, o primeiro passo para a construção da identidade profissional que deve ser continuada e permanente.

Palavras chave: Estágio supervisionado. Formação do Pedagogo. Teoria e prática.

Downloads

Publicado

03/09/2017