A HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Ernando Cezar Vieira Naves UNITRI

Resumo

Considerando um problema mais rotineiramente visto em crianças, a hiperatividade e déficit de atenção se baseiam nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum). Tais aspectos são normalmente encontrados em pessoas sem o problema, mas para haver o diagnóstico desse transtorno a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir significativamente na vida e no incremento normal da criança ou do adulto. Dado toda uma complexidade a hiperatividade submete a uma avaliação disposta e marcada quando a criança inicia suas atividades de aprendizado na escola, intrometendo sob essa condição o fato de que o ajustamento à escola mostra-se comprometido. A criança hiperativa precisa de cuidados diferenciados em sala de aula, necessitando que o professor tenha a capacidade de observar desde o local que uma criança deve sentar, a comunicação voltada para que não possa distrair de forma inadequada sua atenção e não evidenciar tarefas incapazes de ser realizadas por essas crianças evitando fragilizar sua auto estima até desempenhar atividades que demonstram como virtude a ação em encorajar. Assim, esse presente estudo tem como principal objetivo evidenciar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em um estudo que trata deste fator na aprendizagem e na vida social.

Biografia do Autor

Ernando Cezar Vieira Naves, UNITRI

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Publicado

23/10/2012