A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE CINCO ANOS

Autores

  • Núbia Aparecida Nascimento Vilela Andrade FUCAMP
  • Cristina Soares Sousa FUCAMP

Resumo

A Educação Infantil é um sistema de ensino que se diferencia pela clientela que atende e pelos princípios educativos que se pretende dar às crianças na etapa de sua infância. Diante de uma clientela que sente prazer em brincar, imitar e criar, é que a adoção da ludicidade nesse ensino é cabível, pois possibilita o aprendizado e o desenvolvimento das crianças de um modo espetacular. O objetivo geral desse trabalho foi salientar a importante função do uso de brincadeiras e jogos na Educação Infantil com crianças de cinco anos. A pesquisa foi desenvolvida por meio da técnica de observação durante o trabalho realizado em campo em uma instituição infantil, reconhecida como CEI (Centro Educacional Infantil), que trabalha com crianças de quatro e cinco anos. Um ensino comprometido com a liberdade de expressão das crianças de cinco anos considera o princípio de que nesta fase singular é preciso reconhecer que o interesse e a motivação para o aprendizado partem de situações que envolvam as crianças na ação, reflexão e obtenção dos conhecimentos compartilhados e apreendidos. Compreendemos que numa prática pedagógica motivada as crianças são bem sucedidas em suas construções.

PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil; Brincadeiras e Jogos; Aprendizagem.

Downloads

Publicado

16/01/2013