OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS ADOTADAS NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA (MG)

Autores

  • Sabrina Bueno da Silveira
  • Leandro Montandon de Araújo Souza

Resumo

Esta pesquisa visa compreender os impactos no desenvolvimento infantil causados pela implementação do Ensino Remoto de Emergência. Para tanto, foi realizada uma análise dos documentos normativos da educação brasileira e na análise dos materiais didáticos da Prefeitura Municipal de Ituiutaba (MG), a partir de uma perspectiva fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, em Vigotski e na teoria de Elkonin sobre o jogo protagonizado. A pesquisa se caracterizou por sua metodologia dedutiva de análise documental e bibliográfica. Diante disso, verifica-se que o Ensino Remoto de Emergência gerou impactos no desenvolvimento infantil, primeiro, por não ter sido capaz de proporcionar o contato social com o ambiente escolar, segundo, por não ter sido capaz de garantir uma qualidade do desenvolvimento das atividades educativas pelas famílias e, por fim, não ter conseguido instrumentalizar pedagogicamente, através dos materiais didáticos, o jogo protagonizado.

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Publicado

25/11/2021