A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980: SUA IMPORTÂNCIA PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Ana Lúcia Paula Ferreira Nunes Universidade de Uberaba
  • Cinayana Silva Correia Universidade de Uberaba
  • Daniela Prado Salerno Universidade de Uberaba
  • Lílian Araújo Ferreira Zaidan Universidade de Uberaba
  • Selma A. Ferreira Costa Universidade de Uberaba
  • Terezinha Severino Silva Universidade de Uberaba

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, apresentar o resultado de um estudo feito sobre a formação
de professores. Foi realizada uma pesquisa, com o propósito de identificar as orientações
conceituais na formação inicial dos professores, na região do Triângulo Mineiro, com docentes
graduados nas décadas de 70 e 80, em instituições distintas, através de entrevistas gravadas e
transcritas. Este estudo é parte de uma investigação mais ampla, que está em desenvolvimento,
pelos demais grupos da disciplina, envolvendo também as décadas seguintes, do qual resultará
uma visão da Formação de Professores nestas décadas. O roteiro para as entrevistas foi
elaborado a partir dos seguintes questionamentos: a motivação para a escolha do curso de
licenciatura, o contexto político e educacional da época, perfil dos formadores, as práticas
pedagógicas, proposta curricular e ainda a contribuição da formação para sua atuação docente,
bem como, o relato de uma lembrança boa durante o período de formação. A partir das
respostas obtidas, foram construídos quadros ilustrativos que permitiram a criação de
categorias, com base nos referenciais de "análise de conteúdo" de Bardin, possibilitando assim
a análise e a interpretação dos dados.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Formação
inicial nas décadas de 70 e 80.

Downloads

Publicado

07/03/2014