FORMAS DO INDIZÍVEL: PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE VIOLÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Resumo
Tendo como objetivo identificar e compreender as percepções de estudantes do ensino fundamental acerca da violência escolar, a pesquisa, que foi realizada em perspectiva etnográfica em uma escola pública de um município do Triângulo Mineiro, recorre à Triangulação para relacionar estudos teóricos, observação continuada do cotidiano escolar e dados obtidos por meio de narrativas imagéticas produzidas por crianças de duas turmas escolares, sendo uma de oito e a outra de 10 anos. Como resultados, a investigação confirma que a violência institucional mantém-se na educação escolar, ainda que o faça como adjuvante de outras violências praticadas e/ou consentidas pelos sujeitos da escola. Constata-se, ainda, que a lentidão no processo de substituição do princípio da autoridade pela escuta da alteridade envolve desde a ação de aspectos históricos da cultura política local, até a existência de uma cultura de hierarquização dos sujeitos, na qual, a criança é identificada e tratada a partir daquilo que lhe “falta” em relação ao mundo adulto, e não considerando aquilo que efetivamente é.