FORMAS DO INDIZÍVEL: PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE VIOLÊNCIAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba

Resumo

Tendo como objetivo identificar e compreender as percepções de estudantes do ensino fundamental acerca da violência escolar, a pesquisa, que foi realizada em perspectiva etnográfica em uma escola pública de um município do Triângulo Mineiro, recorre à Triangulação para relacionar estudos teóricos, observação continuada do cotidiano escolar e dados obtidos por meio de narrativas imagéticas produzidas por crianças de duas turmas escolares, sendo uma de oito e a outra de 10 anos. Como resultados, a investigação confirma que a violência institucional mantém-se na educação escolar, ainda que o faça como adjuvante de outras violências praticadas e/ou consentidas pelos sujeitos da escola. Constata-se, ainda, que a lentidão no processo de substituição do princípio da autoridade pela escuta da alteridade envolve desde a ação de aspectos históricos da cultura política local, até a existência de uma cultura de hierarquização dos sujeitos, na qual, a criança é identificada e tratada a partir daquilo que lhe “falta” em relação ao mundo adulto, e não considerando aquilo que efetivamente é. 

Biografia do Autor

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Antropóloga. Doutora em Sociologia pela UNESP. Professora do Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e pesquisadora visitante do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. coordenadora institucional do Observatório da Educação "Violência Escolar" (OBEDUC/Capes)

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Publicado

20/08/2014