A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA EM FORMAÇÃO.

Autores

  • Liana Castro Mendes Universidade Federal de Uberlândia Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberlândia.

Resumo

A formação de professores é uma das muitas áreas de estudos da Linguística Aplicada e tem ocupado um espaço muito importante nas pesquisas e, por isso, faz-se necessário discutir cada vez mais acerca desse tema com o propósito de refletir sobre a formação destes profissionais da educação. Neste artigo trato da formação inicial de professores de língua espanhola em cursos de licenciatura, tentando abordar como o sujeito professor em formação se vê e quais são as representações e as discursividades construídas para si e para o outro, levando em consideração as apreciações das atividades de regência de duas professoras em formação, considerando também quais representações ou formações imaginárias incidem na sua prática como estagiárias de língua espanhola. Foi utilizado como material de pesquisa o relatório de apreciação das atividades de regência de aulas de língua espanhola, elaborado por duas alunas do curso de Letras de uma universidade particular no interior de Minas Gerais. Para fundamentar teoricamente este artigo busquei referências para entender o conceito de representação e a noção de identidade do sujeito dentro dos preceitos da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Durante a análise dos dados apresento os efeitos das aulas de regência do futuro professor de língua espanhola e finalizo nas considerações que cada uma das professoras mostrou diferentes preocupações em suas práticas e diferentes visões acerca das questões identitárias e de suas representações.

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Publicado

02/04/2015