A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA LEITURA DESDE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TENDO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA O GÊNERO LITERÁRIO.

Autores

  • Viviane Sousa FUCAMP

Resumo

Este trabalho tem como objetivo observar como a escola contemporânea, por meio da literatura, trabalha com as práticas de leitura e como esta poderá contribuir na melhoria da habilidade de interpretação de textos e na formação de leitores proficientes. Visando atingir os objetivos propostos, utilizamos como método de estudo a abordagem de pesquisa qualitativa. Nesta pesquisa foi utilizada a observação participante, com questionários abertos e fechados direcionados a professores e alunos das séries iniciais. Nós diagnosticamos que, quando o professor compreende a importância da literatura e faz dela uma ferramenta de trabalho constante e criativa, propicia ao aluno oportunidade para melhor desempenho na leitura e em outras áreas do processo ensino aprendizagem. Nossos resultados indicam que a contribuição dos pais e professores neste processo é fundamental tanto para o desenvolvimento das necessidades cognitivas dos educandos quanto para a formação integral da pessoa. Através do entusiasmo que a criança adquire pela literatura outros interesses surgirão com relação ao código escrito, desenvolvendo potencialidades, habilidades e competências para dar significado ao mundo real por meio da imaginação. PALAVRAS CHAVE: Literatura; Leitura; Educandos.

Downloads

Publicado

06/03/2014