A EDUCAÇÃO DO HOMEM SEGUNDO O IDEÁRIO PEDAGÓGICO DE PLATÃO: UMA ABORDAGEM A ALEGORIA DA CAVERNA

Autores

  • Carlos Eduardo Silva Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Divino Lucas Souza Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Ewerton Luiz Donizete Silva Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Gustavo Araújo Batista Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O ideário pedagógico platônico foi desenvolvido visando a constituição de uma sociedade justa, onde os mais instruídos seriam investidos no poder. Platão nasceu numa época que influenciou decisivamente sua filosofia, levando o mesmo a desenvolver A República. No livro VII desta obra, encontramos a Alegoria da Caverna, a qual contém o cerne de seu pensamento educacional. Nesta alegoria, tratamos de forma específica sobre como o estado deve educar seus governantes. Este processo educacional tem início na infância e perdura por toda a vida. Aqueles que alcançassem o Sumo Bem, por intermédio da filosofia, e se mostrassem qualificados física, moral e intelectualmente, estariam aptos a governar a cidade- modelo. Assim, para a realização deste artigo utilizamos o método de pesquisa bibliográfica, quando citamos, comentamos e explicamos sobre o pensamento educacional de Platão. Como aporte teórico lançamos mão de Jaeger (1994), Papas (1995), Platão (2000), Scolnicov (2006), Paviani (2008), Konder (2010), Teixeira (2015), dentre outros. Destarte, intentamos demonstrar que vários aspectos do ideário pedagógico de Platão se mostra útil, atual, importante e de interesse geral.

Palavras-chaves: Educação. Governante. Estado. Platão.

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Publicado

28/04/2017