A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE ESTREITAR O RELACIONAMENTO EMPRESA X CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO BRASIL NORTE LTDA

Autores

  • Ana Flávia Oliveira Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Cássio Raimundo Valdisser Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que teve como finalidade avaliar a viabilidade da criação de novos canais de comunicação e foi realizado na empresa Supermercado Brasil Norte Ltda, localizada em Monte Carmelo – MG. O objetivo geral da pesquisa era analisar os métodos tradicionais e criar novos meios de divulgação dos produtos, atraindo assim mais clientes à empresa e, consequentemente, propiciar um aumento das vendas. Como método de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo 22 questões, para 60 clientes das três unidades do supermercado em Monte Carmelo – MG. Além disso, foi realizada também uma entrevista com a proprietária do supermercado, na qual ela avalia a importância do atendimento e a relação com o cliente. Foram criados um website, uma página do facebook e um whatsapp para facilitar o acesso dos clientes às informações do estabelecimento e até mesmo permitir maior rapidez na realização de seus pedidos. Conclui-se que o Supermercado Brasil Norte Ltda conhece todas as ferramentas necessárias para uma boa comunicação com seus clientes e define as estratégias adequadas para realizar o seu marketing, o que lhe permite assegurar a fidelização e estabelecer um bom relacionamento com os clientes.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing de relacionamento; Canais de comunicação; Clientes.

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Publicado

26/10/2017