Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Missão:

A Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) tem como missão promover e divulgar o conhecimento e técnicas relacionados com as Ciências Contábeis em geral e, mais especificamente, com a Auditoria Contábil Interna e Externa, Governança de organizações públicas, privadas e do terceiro setor e áreas correlatas, e, ainda, relacionado ao Processo Contábil das organizações em geral. Tudo isso buscando estimular o debate entre estudiosos das ciências sociais aplicadas à Contabilidade, Administração e Economia, mediante a produção bibliográfica decorrente de estudos e pesquisas acadêmicos de caráter teórico e/ou empírico.

 

Objetivos:

A Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) tem por objetivo primordial promover a produção e divulgação do conhecimento relacionado às Ciências Contábeis em geral e, mais especificamente, com a Auditoria Contábil Interna e Externa, Governança de organizações públicas, privadas e do terceiro setor e áreas correlatas, e, ainda, relacionado ao Processo Contábil das organizações em geral.

Para tanto, faz-se necessário que os seguintes objetivos específicos sejam satisfeitos:

a)      contribuir para a produção do conhecimento científico de forma institucionalizada a partir, inicialmente, das pesquisas realizadas pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação;

b)      promover o intercâmbio conhecimento relacionado à Auditoria Contábil Interna e Externa, Governança de organizações públicas, privadas e do terceiro setor e áreas correlatas, e, ao Processo Contábil das organizações em geral, com pesquisadores de outras instituições acadêmicas.

c)      contribuir para o incremento da produção de conhecimento em Ciências Contábeis, mais especificamente,  o conhecimento voltado para a Auditoria Contábil, Governança e ao Processo Contábil das entidades em geral, e, ainda, de áreas afins.

 

Foco:

A Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) tem como foco a publicação de contribuições científicas inéditas e aquelas já apresentadas em eventos de natureza científica, nacionais e internacionais, nos campos das Ciências Contábeis, mais especificamente, da Auditoria Contábil, da Governança e do Processo Contábil das entidades em geral.

Trata-se de periódico científico de caráter generalista e que aceita textos empíricos e ensaios teóricos, sob a forma de artigos, sem qualquer tipo de viés teórico ou metodológico específico. Sendo considerado fator relevante para aceitação da produção científica a contribuição que a mesma venha acrescentar ao conhecimento científico e/ou aplicação prática, desde que,  tenha sido elaborada com o devido rigor científico e, ainda, permita atingir o objetivo geral proposto para este periódico.

 

Público Alvo:

A Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) tem como público alvo todos aqueles interessados no conhecimento relativo às áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, em especial dos campos da Contabilidade, Administração e Economia, tais como: pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e  demais interessados de qualquer natureza.

Indexada no CNEN - https://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/ConsultaPorPalavras.asp

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à apreciação da Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) devem ser inéditos e não estar em processo de avaliação para publicação em nenhum outro veículo de divulgação nacional e internacional, salvo eventos de natureza científica.  Ou seja, os trabalhos publicados em anais de eventos científicos podem ser submetidos, desde que estejam em forma final de artigo e tal fato seja destacado no momento da submissão do trabalho.

Os artigos recebidos serão submetidos, inicialmente, à revisão de admissão (desk review), a ser realizada pelo Editor-Geral em conjunto com um dos membros da Coordenação Editorial Adjunta, ou, por um membro do Corpo Editorial Científico por ele designado. Nessa etapa, o trabalho será avaliado quanto à sua adequação às políticas estabelecidas para este periódico, conforme o corrente tópico do presente projeto. Sendo que, em caso de avaliação positiva conjunta, em segunda etapa, o artigo será encaminhado  para avaliação pelo sistema "double blind review", por um ou dois avaliadores ad hoc, com título mínimo de mestre (stricto sensu) e experiência na área a que se refere o texto.

Destaca-se que as análises oriundas da segunda etapa do processo de avaliação serão realizadas mantendo-se o anonimato tanto com relação à autoria do trabalho quanto aos respectivos avaliadores, conforme preconizado pelo sistema "double blind review".

Destaca-se também que as sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas ao(s) autor(es), para providências apontadas, quando for o caso.

Os artigos aprovados serão revisados nos seus aspectos ortográficos e gramaticais, antes de sua publicação na Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC). Nesta fase, os autores devem encaminhar, em arquivo separado, “Declaração de Originalidade” e  “Declaração  de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais”.

 

Política de Acesso Livre

Com o objetivo de promover a democratização do conhecimento e, ainda, a sua divulgação, Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, conforme as seguintes políticas de cessão: (i) as submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistemade Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC); (ii) todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC); e, (iii) o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) é aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.

A Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) não defende nenhuma linha de pesquisa ou filosofia/pensamento especifico das áreas de Ciências Contábeis, Administração e Economia, e, ainda, não defende posições políticas, partidárias, ideológicas ou religiosas.